ECOLABS

Ecolabs é um protótipo inovador que reinterpreta os ecopontos de Fortaleza, transformando-os em centros de reciclagem integrados a praças públicas, indo além da simples coleta de resíduos. O projeto propõe uma infraestrutura híbrida e social, promovendo a economia circular por meio do manejo de resíduos orgânicos e criando espaços comunitários que incentivam a convivência, educação ambiental, lazer e geração de emprego. Com uma abordagem de pedagogia urbana, os Ecolabs visam humanizar os espaços urbanos, integrando áreas verdes, compostagem e iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável, ampliando tanto o impacto social quanto o ecológico na cidade.

«1- Fomentar a convivência social e comunitária pela criação de espaços comunitários de lazer e convívio integrados aos ecopontos, visando fortalecer o senso de comunidade e proporcionar um ambiente mais acolhedor para os moradores da região. Isso resulta em maior interação social e valorização dos espaços públicos.

2 – Transformar os ecopontos em centros de reciclagem e capacitação, promovendo a conscientização sobre o manejo de resíduos e a educação e a capacitação ambiental. A partir disso é possível não só alcançar a gestão adequada dos resíduos, mas também a formar de cidadãos mais conscientes e engajados com a sustentabilidade.

3 – Promover a Economia Circular e a sustentabilidade ao implementar práticas de economia circular através do manejo de resíduos orgânicos e da criação de pequenos espaços de gastronomia. Promover a economia circular e a sustentabilidade resulta em um incentivo à reutilização e reciclagem de recursos, além de promover a geração de empregos e a valorização de produtos locais e sustentáveis.

4 – Integrar áreas verdes e estimular práticas como compostagem, o que contribui para a criação de ambientes urbanos mais saudáveis e sustentáveis. Esse objetivo abrange a melhoria da qualidade de vida, bem como a preservação da biodiversidade na cidade e tem como impacto a valorização do verde e da sustentabilidade urbana.»

  • Fortaleza, Brasil

2024

  • Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza

Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza